Atenção!!! Leite disfarçado ;)
- RODRIGO FERREIRA
- 29 de out. de 2015
- 2 min de leitura

Quando entramos no mundo APLV, a primeira coisa que nos dizem é que não podemos mais consumir leite e seus derivados. Mas muitas de nós nem imagina onde podemos encontrá-lo. Por exemplo: em shampoos, cremes, protetor solar, balão, giz, alimentos industrializados, entre outras coisas. Até mesmo porque os ingredientes podem ter nomes que desconhecemos, por isso resolvi postar sobre esses nomezinhos estranhos para ficarmos mais atentas ainda. Qual mamãe já passou por essa situação: - Nossa! Eu faço a dieta de restrição direitinho, mas minha bebê continua tendo reações mesmo depois do tempo de descontaminação (média 20 dias).
Segue abaixo os nomes esquisitos para ingredientes e derivados do senhor leite e outros nomes que apesar do nome podem ser consumidos.
Ingredientes derivados do leite (NÃO podem ser consumidos) - Lactoalbumina, lactoglobulina, fosfato de lactoalbumina, lactoferrina, lactulose, caseína, caseína hidrolisada, caseinato de cálcio, caseinato de potássio, caseinato de amônia, caseinato de magnésio, caseinato de sódio, leite (integral, semidesnatado, desnatado, em pó, condensado, evaporado), nata / creme de leite, soro de leite (whey protein), soro de leite deslactosado / desmineralizado, gordura de leite, coalhada, proteína de leite hidrolisada, lactose;
Ingredientes que podem indicar a presença de leite (sempre verificar no rótulo ou com o fabricante): Corante / saborizante caramelo, sabor de açúcar mascavo, chocolate, saborizantes naturais ou artificiais, sabor artificial de manteiga, nougat; Muitas pastas de dente levam soja em sua composição e por isso é preciso tomar cuidado também se a criança for alérgica às proteínas da soja. Isso vale tanto para crianças quanto para as mães que amamentam.
Ingredientes que NÃO contêm leite (apesar do nome parecer que têm!): Lactato de cálcio, lactato de sódio, estearoil lactil lactato de sódio, estearoil lactil lactato de cálcio, cremor tártaro, manteiga de cacau, leite de coco.
Importante: Lembre-se que estas listas não são completas e os ingredientes dos produtos podem ser alterados a qualquer momento pelos fabricantes. Por isso, é sempre importante conferir todos os rótulos e não confiar na informação da amiga da mãe, ou mesmo do médico quando se trata de produtos industrializados.
E que mesmo seguindo a dieta à risca, e sabendo de todos esses nomes esquisitos, seu filho pode reagir a outros alergênicos, como ovos, soja, trigo, peixe etc.., converse sempre com um profissional especializado para tirar todas as suas dúvidas.
Beijos até o próximo post!
Referências:
Do site: http://alergiaaleite.com.br/
Material adaptado do material publicado pelo governo canadense em parceria com Health Canada, Canadian Society of Allergy ad Clinical Immunology, Anaphylaxis Canada, Allergy Asthma Information Association
Adaptada de : FAAN – The Food Allergy and Anaphylaxis Network, 2012, US
Comments